quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Conheça a diferença entre o amor e a paixão

O sentimento de paixão é altamente enganoso, e aí é que está o perigo.
Muitos são os que têm casado ou mesmo se entregado sexualmente a alguém fora do casamento movidos simplesmente por uma paixão.
Quão amargas recordações e frustrações eles têm sofrido!
Assim como o falso se distingue do verdadeiro, a paixão se diferencia do amor.

Diz o Senhor Deus: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17.9).

É preciso que você, jovem, saiba diferenciar o sentimento de paixão do sentimento de amor.
A paixão, por exemplo, geralmente é baseada na aparência exterior e física.
Então, quando você, rapaz, se sente atraído pela beleza física de uma moça, isso nada mais é que paixão. É um sentimento enganoso.
Quando a jovem se sente atraída pela conversa e pelo charme de um rapaz, lembre-se de que isso é apenas uma paixão. É um sentimento geralmente “cego”, pois faz a pessoa ser incapaz de enxergar as incompatibilidades que provavelmente farão aquele relacionamento não dar certo.

Muitas vezes, vemos moças cristãs se envolverem com rapazes não-convertidos. Isso acaba resultando em uma pedra de tropeço e dor no caminho da moça no futuro, pois, por pertencerem a realidades diferentes, ele pode influenciá-la a esfriar na fé e ela terá muita dificuldade em trazê-lo para Jesus. Ao contrário do ditado popular que diz que “o amor é cego”, na verdade, o que cega mesmo é a paixão.

O amor é inteligente, mas a paixão é tola. Isso mesmo. Para se ter uma idéia do quão enganosa é a paixão, ela é capaz de fazer alguém gostar de duas pessoas ao mesmo tempo. Isso é paixão, pois o amor nunca se revela dessa forma.

Querido jovem, não se engane! Não seja traído pelo seu próprio coração! Fuja das paixões da carne e busque somente o verdadeiro amor da sua vida!

Essa exortação pode ser verificada na seguinte passagem bíblica: "Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor." (2 Timóteo 2.22)

Isso é extremamente importante, principalmente para as moças. Quantas são as que se apaixonaram por um rapaz, casaram-se pelo impulso daquele sentimento enganoso, e hoje estão por aí, vivendo num verdadeiro inferno?

Moça, não se iluda com promessas vazias de rapazes que não têm nada de Deus em si mesmos. Quando um rapaz quer conquistar, é capaz até de ir à igreja só para agradar a namorada, mas depois ele se revela como realmente é.

Então, não procure o seu futuro esposo ou esposa lá fora, no mundo, mas dentro da igreja. Ora, se dentro da igreja já é difícil, imagine lá fora!

Nenhum comentário: