quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Exames indispensáveis para o casal que deseja uma vida saudável

A importância do pré-nupcial

Não são poucos os noivos que, infelizmente, acreditam não ser necessário fazer os exames pré-nupciais. No entanto, eles são, sim, bastante necessários. É de grande importância a realização dos testes de compatibilidade sangüínea e a avaliação das condições de saúde do casal para prevenir especialmente a má-formação do feto durante a gestação.

As doenças venéreas fazem parte das preocupações dos médicos. Algumas não apresentam sintomas aparentes, mas podem causar dor durante a relação sexual ou até mesmo esterilidade, se não forem diagnosticadas a tempo. A escolha dos anticoncepcionais também requer orientação médica. Todos têm aspectos positivos e negativos, e a opção deve levar em conta o estilo de vida do casal.

De acordo com a ginecologista Mariza Chagas Sales, “a orientação pré-nupcial tem como objetivo a realização de exames e um check-up, garantindo a saúde ou detectando doenças. A rotina de exames tem a finalidade de diagnosticar doenças, tratáveis ou não, que possam interferir na vida sexual, em futuras gestações, ou indicar prevenções, por meio de vacinas, para algumas de maior risco”.

A médica lembra, ainda, que a consulta exige uma história pessoal (incluindo as características menstruais, no caso das noivas) e familiar cuidadosa, um adequado exame clínico geral e ginecológico.

Principais precauções

Exame clínico para o casal
- Medida de pressão arterial
- Ausculta cardíaca e pulmonar
- Palpação de tiróide e abdome
- Inspeção de alterações vasculares ou dermatológicas gerais que permitam encaminhamento ao especialista adequado, se necessário

Exames pré-nupciais para a noiva
- Exame ginecológico completo (avaliação das mamas – inspeção e palpação)
- Exame genital (se houver alguma indicação, a ultra-sonografia pélvica pode ser realizada, informando melhor o ginecologista sobre o útero e os ovários da paciente)
- Papanicolaou
- Hemograma completo
- Tipagem sangüínea: identifica o grupo de sangue ABO e o fator Rh
- Reações sorológicas para sífilis
- Sorologia para rubéola
- Sorologia para hepatites B e C
- Glicemia de jejum (para prevenção e tratamento do diabetes)
- Colesterol total e frações
- Triglicérides
- TSH basal, T4 livre (para avaliar a função da tiróide)
- Exame de sedimento urinário

Exames pré-nupciais para o noivo
- Hemograma
- Glicemia de jejum
- Colesterol total e frações
- Triglicérides
- TSH basal, T4 livre
- Sedimento urinário
- Sorologias para sífilis, hepatites e HIV
- Tipagem sangüínea
- Espermograma (para verificar a fertilidade)

Nenhum comentário: