quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Namoro cristão

Busque alguém com quem você possa viver por toda a vida

O sonho de qualquer pessoa é encontrar alguém para compartilhar sua vida. Ninguém deseja viver sozinho para a vida toda, porém, para ter sucesso no relacionamento, é preciso ter sabedoria na hora de escolher o parceiro(a).

Cristãos não namoram para se divertir, pois sabem que esse tipo de atitude acaba machucando um dos dois ou os dois. Cristãos namoram para encontrar a pessoa com quem vão viver a vida toda”, afirma a escritora e conselheira Cristiane Cardoso, que durante sua visita ao Brasil respondeu a algumas perguntas sobre namoro. A idade ideal para começar a namorar, a aparência, a ansiedade, como saber se a pessoa é a certa e a escolhida por Deus, são algumas de suas dicas.

Como encontrar a pessoa ideal?
Cristiane Cardoso - Por meio da fé. Deus sabe quem é ideal para você e só Ele pode ajudá-lo(a) a encontrar essa pessoa. Mas é claro que não basta orar ou esperar em Deus, devemos fazer a nossa parte para que seja feita a dEle.

Por que não é aconselhável que a mulher se case com um homem muito mais jovem?
A jovem sempre amadurece mais rápido que o rapaz. Quando ele é mais novo, é como se ela tivesse que acabar de criá-lo, e isso, conseqüentemente, desgasta o relacionamento. A mulher precisa de um homem que cuide dela, que lhe proporcione proteção juntamente com maturidade para dirigir uma família. Fica difícil para ele providenciar isso quando ela é mais madura e experiente.

Muitos na igreja, quando estão se conhecendo, optam em fazer propósitos de orações, mas não conversam e se distanciam. Esse comportamento é adequado?
Na minha opinião, para começar a orar com alguém, a jovem deveria conhecer melhor o rapaz para só então vir a saber qual a vontade de Deus. Não adianta orar e não fazer nada. Como Deus vai falar se você não está agindo de forma a ter como ouvir?

Qual é a melhor idade para começar a namorar?
Quando a jovem está pronta para um compromisso sério. O namoro cristão não é só um passatempo como muitos o encaram. O namoro cristão tem como finalidade conhecer a pessoa com que passaremos o resto da vida.

Como saber se a pessoa escolhida é a certa? Se o namoro é da vontade de Deus?
Quando a pessoa combina com você em todos os sentidos, não há dúvida alguma. Deus coloca uma confirmação dentro de você. O problema é que, às vezes, a jovem ama tanto o rapaz que não consegue enxergar que ele não combina com ela e que o relacionamento dos dois é um pouco duvidoso mediante as diferenças. Deus mostra, mas se a pessoa não quiser ver...

Quais características revelam ser a pessoa uma boa candidata?
Deve ser temente a Deus. Não somente ter o caráter dEle, mas temê-Lo. Até mesmo quando está só, deve ter uma conduta certa diante de familiares e amigos. Deve saber o que quer, não pode ser confusa, cheia de dúvidas. Precisa ter os mesmos objetivos e combinar com você assim como a outra metade deve ser!

A ansiedade pode atrapalhar a ação de Deus na escolha do par ideal?
Com certeza. A ansiedade é uma dúvida e fé não funciona com dúvidas. Só quando agimos nossa fé podemos ver os resultados.

E a aparência? É errado “escolher” pessoas conforme a preferência de cada um?
Não, embora isso não deva ser a prioridade. Você precisa ser atraído pela pessoa de alguma forma, senão, é porque ele não é a sua outra metade. As metades sempre se atraem.

Como deve ser o namoro cristão?
O namoro cristão não é muito diferente da vida cristã, pois ambos são diferentes de tudo o que há no mundo. Se uma pessoa convertida quiser namorar do mesmo jeito que costumava namorar antes de se converter ao Senhor Jesus, acabará caindo em pecado e, conseqüentemente, vai se sentir longe de Deus.

Agência Unipress Internacional

Nenhum comentário: