quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Superando o fim do namoro

O tempo pode ser o seu maior aliado

O namoro terminou, mas você ainda não conseguiu esquecer. As lembranças ainda mexem com você e parece que isso tudo não vai acabar nunca.
Embora a fase pareça péssima, é possível superá-la sem maiores danos. O tempo é o maior aliado nessa situação e reagir a isso tudo pode ser mais fácil do que se pensa.
É importante que a pessoa entenda que acabou o namoro, não a vida dela. Se entregar à solidão só vai gerar mais angústia. A hora é de levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.

Quem está na chuva, é para se molhar. Qualquer pessoa que esteja namorando corre o risco de ter o relacionamento acabado um dia.
Suportar o fim de um namoro quando se gosta, não é nada fácil. Ver sonhos idealizados para o futuro se acabarem de uma hora para outra pode parecer o fim do mundo, mas acredite: NÃO É!

Embora os pais queiram comprar a dor de seus filhos nessa hora, é preciso entender que há um tempo a ser respeitado.
Existe a fase de chorar pela perda, de ouvir bons conselhos, de decidir confiar em Deus, de esperar uma nova pessoa, de reconhecer a Soberania de Deus, etc.

Uma linha de pensamento que não pode deixar de existir para o cristão é a de que o Senhor é justo e fiel e enxerga todas as coisas lá na frente. Muitos casais de namorados que insistiram em levar o namoro a trancos e barrancos, hoje vivem um casamento infeliz. Muitos provam da vontade “PERMISSIVA” de Deus.

Alguns líderes de jovens, que trabalham com relacionamento, trazem em sua experiência uma bagagem que pode ajudar, e muito, pessoas que se encontram abaladas por essa experiência. É o amadurecimento que gera capacitação para orientar pessoas.

Aqui vão algumas dicas de alguns líderes para ajudar quem vive essa situação:
Tentar mudar os pensamentos do(a) ex não é uma boa idéia. É preciso, mesmo com toda a dor, se afastar;
Aceitar a experiência como parte do plano de Deus para a sua vida, pode parecer absurdo, mas trará muito entendimento;
Se você foi a parte ofendida, libere perdão imediatamente. Se foi o contrário, peça perdão;
O momento não requer envolvimento com outra pessoa. É preciso vigiar, pois a desilusão pode gerar um desejo de vingança. Fuja desse sentimento porque é uma armadilha do diabo;
Não se afaste das amizades. Amigos verdadeiros sempre são usados para levantar um clamor em oração pela vida daqueles que amam. Não caia na armadilha da autocomiseração;
Ocupe a mente com coisas agradáveis, que possam gerar alegria ao seu coração. Jamais alimente fantasias do passado, elas destroem a esperança de quem precisa se erguer;

Reflexão: Deus, por ser eterno, tem o futuro do homem diante de Si, como o presente. A Escritura Sagrada relata que o Senhor quer o bem dos seus filhos. Quando a dor de uma provação passa, fica fácil compreender que em todo o tempo Deus quis esclarecer o que estava acontecendo. Os sentimentos do homem, porém, muitas vezes não os deixa enxergar os planos maravilhosos de Deus para seus filhos. O segredo é confiar que Deus sempre está fazendo o melhor na sua vida.

Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus . . . (Romamos 8:28)

Agência Unipress Internacional
Nilbe Shlishia

6 comentários:

Unknown disse...

QUE PALAVRA MARAVILHOSA. CUSTO A ACREDITAR, MAS SEI PERMITIU TUDO ISSO PARA MIM, POIS EU NÃO TINHA FORÇAS PARA TERMINAR UM RELACIONAMENTO QUE NÃO ESTAVA NOS PLANOS DE DEUS. DOIIIIIIIIIIII E MUITO, MAS APRENDI TANTOOOOOOOOOO...SEI QUE LÁ NA FRENTE VOU ENCONTRAR ALGUEM QUE REALMENTE VAI ME FAZER FELIZ E ME FAZER REALIZAR NOVOS SONHOS. MAS SONHOS DE DEUS. A DOR MOLDA O HOMEM. SÓ BASTA ACREDITAR NELE.

Paulo Matos disse...

Realmente Deus nos mostra aquilo que está obscuro a nossa frente,depois dos estágios iniciais do fim de relacionamento:Negação,Barganha(Negociar com ex a volta)e a frustação e por fim a tristeza profunda.Eu pude enxergar que se eu continuasse a persistir nessa relação os estragos podiam ser avassaladores.Sei que foi preciso a intervenção de Deus diante desta situação,pois sempre pertenci a Deus e entregando meu tudo(tudo que sou:coração e sentimentos)a outra pessoa vejo com clareza que relacionamento que nos afasta de Deus,jamais é proposito de de cristo em nossas vidas!O Alvo estava errado?certamente,o único que podemos entregar o nosso coração é cristo!não digo que não devemos amar o outro,porém é preciso ter calma!A paixão é um perigo e liga acaba!O Amor é aprendido dia a dia!E você também agora compreendeu?Será que não ta na hora de mudar o Foco!

Desconhecida disse...

Irmã, o que fazer para terminar um relacionamento abusivo, não consigo aceitar o fim desse relacionamento , sei que não o que Deus tem pra mim. São muitas brigas e até agressão física, humilhação atrás de humilhação com palavras e ofensas e as agressões passaram a ser constante , todos os dias. Sempre vou para casa com certeza que vou acabar com esse relacionamento , daí vem as brigas e agressão, mas no final não tenho forças para terminar, sinto um aperto tão grande no coração e uma tristeza profunda, como se eu fosse morrer se ficar sem ele. Sei que ele gosta de mim, mas não tenho condições mais de sofrer, estou machucada fisícamente e emocionalmente. Me ajude com seu conselhos, eu tenho vergonha de dividir isso com as pessoas, não quero que ninguém saiba disso.

Rayanne disse...

Estou passando por uma situação onde me encontro sem saber o que fazer com o coração nas mãos, pois sei que Deus está falando comigo , mas estou confusa meu namorado terminou comigo e bem antes disso uma semana atrás ele tinha feito preparado uma surpresa de aniversário pra mim, fez um vídeo falando que me amava , sempre dizia que ele não iria terminar comigo que isso acontecesse seria dá Minha parte, fazia planos de declarava e demosntrava um amor tão grande até mais do que eu... Aí depois dessa festa surpresa, ele veioe tratando friamente e disse que queria CV que era pra mim confiar em Deus que seria algo bom pra mim e pra ele , então pensei que seria algo mais profundo tipo um noivado, só que quando CV ele disse o que eu estava errando que era pra mudar e eu propus mudar por Deus pra mim e por ele , aí ele me pediu para fazer jejum e oração e ficar um mês sem se ver, na hora entrei em choque pois nos víamos só nos sábados, chorei muito ele também... Aí decidir fazer sim... Porém me vinha um desespero e não me controlava e começava a questionar a chorar e via que ele estava parecendo fazer algo por ordem de alguém, ele não era ele mais, não era aquele homem apaixonado, que dizia que era mulher dá vida dele. Quando foi no outro dia ele frio novamente conversamos e ele pedindo um tempo que estava pedindo direção a Deus, quando foi na segunda ele termina comigo dizendo que tinha recebido a resposta , e eu sem entender , marcamos de nos encontrar e ele me mostrava ser outra pessoa , disse que por nossas brigas ele acabou desgostando, ele que me dizia que quem ama de verdade não deixa de amar assim fácil não, e vai e me faz isso , nessa hora passou um tanto de coisa na minha cabeça, eu entrei em desespero e ele parecia tranquilo dizia que se fosse pra gente volta Deus iria mostrar.... Mas eu não sei o que aconteceu, Deus conhece meu coração sabe quem eu sou, ele sabe tbm que tudo que fazia era pensando em nós dois nossa história começou tão linda e Deus foi o autor do nosso namoro , não acredito que Deus iria colocar ele em minha vida pra no final ele me machucar e me fazer sofrer? Tenho orado a Deus tenho tido sonhos e dentro de mim insiste em não desistir dele continuar orando e buscando a Deus... Mas não sei mais o que faço pq agora acho que tudo que vivemos tudo que ele me disse foi tudo enganação....

Unknown disse...

Poisé eu estou passando por isso tambem é horrível mesmo sabendo que a pessoa não e discordo com os padrões de Deus , eu gosto MT tentei ajudá-la mais nao deu . E por isso descobri MTS coisas que me deixaram MT triste terminei , com ela e estou passando uma fase péssima..

Unknown disse...

Nossa isso é tudo que eu passei estou tentando esquecer e fazer realmente o que Deus quer ..