quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Família - À maneira de Deus

A primeira coisa mais importante na vida de um verdadeiro cristão é a sua salvação.
A segunda mais importante é o seu casamento.
No contexto bíblico, a família consiste de marido, esposa e filhos — estes compõem a família imediata. Tios, primos, sobrinhos etc são considerados como parentes, e por isso, ficam no segundo lugar entre outras prioridades.

O vínculo mais forte em uma família é exatamente aquele entre o marido e a esposa. Este é mais forte ainda do que o relacionamento entre pai/mãe e filho(a).

Foi o próprio Deus que disse:
“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
E é por esse motivo que a base da família está no casamento. É por isso que sempre dizemos que “depois de Deus, o casamento é a coisa mais importante na nossa vida.”

Infelizmente, muitas pessoas não prestam atenção aos conselhos de Deus que ensinam como ter uma família abençoada. Conseqüentemente, acabam por ver suas famílias se fragmentando através dos anos.

Quando as pessoas não atentam para o conselho divino e tentam fazer as coisas do seu próprio jeito, acabam sofrendo e fazendo outros sofrerem também.

Exemplos de fazer o que é contrário ao conselho de Deus incluem:

1. Quando o marido ou a esposa considera outra pessoa na família mais importante que a esposa/o marido. Essa é uma causa muito comum de problemas no casamento. Por exemplo, o marido se preocupa com a sua mãe mais do que com sua esposa, e coloca a mãe dele acima das outras coisas. Isto é errado. O marido não deve colocar a mãe ou qualquer outra pessoa entre ele e a sua esposa. Como filho casado, ele ainda tem que honrar pai e mãe, mas agora sua família imediata são a esposa e os seus filhos. Então ele deve honrar pai e mãe sem permitir que isso interfira no seu casamento. Eis a razão porque Deus diz: “Por isso, deixa o homem pai e mãe...” Qualquer problema que surja dentro do casamento, deve ser resolvido entre o marido e a esposa, e não entre o casal e suas respectivas famílias. A esposa, também, deve ter cuidado para não ficar com mágoa da sua sogra.

2. A esposa coloca os filhos acima do marido. Tenho aconselhado muitos casais cuja raiz dos seu conflitos é a atenção excessiva que dão aos filhos. Um exemplo disto é o de um casal que estava tendo problemas na vida íntima porque a esposa deixava o filho dormir na cama com ela, enquanto o marido tinha que dormir no chão ou em outro quarto. Isto é terrivelmente errado!

3. O homem que quer que sua esposa lhe dê filhos. Quantas mulheres tem passado pela dor de verem seus maridos partirem para os braços de outra mulher, simplesmente porque não puderam engravidar e lhes dar filhos! Se o valor da mulher estivesse somente na sua habilidade de dar filhos ao homem, então Deus teria dado ao homem a habilidade de botar ovos, ao invés de criar a mulher! Os homens precisam aprender a “amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.” (Efésios 5.28) Mesmo que a sua esposa não possa ter filhos, ainda assim ela é a sua esposa, e você precisa amá-la como ela é, “na alegria ou na tristeza.”

4. A esposa que não respeita o marido. O mesmo se aplica ao marido que não respeita a esposa. Deus escolheu o homem para ser “o cabeça da mulher.” Isto não significa que ele é superior a ela, mas simplesmente que ele é o líder e a autoridade no lar. O que eu quero dizer é que ele é um líder gentil e respeitador, não um ditador. A esposa não deve fazer as coisas sem que o marido saiba ou aprove. Se ela não age assim, então está derespeitando e se rebelando contra a autoridade dele, a qual foi-lhe dada por Deus. Por outro lado, o marido não deve abusar de sua autoridade para maltratar a esposa ou negá-la o que é dela por direito.

Maridos e esposas que querem ser felizes—e ver seus filhos felizes também—devem considerar um ao outro como a pessoa mais importante na sua vida.

Esta é a maneira de Deus.

Bispo Renato Cardoso

Nenhum comentário: