quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A esposa é a primeira ovelha do seu marido

O propósito de Deus ao abençoar um casal é que dê à luz filhos espirituais.

O rapaz e a moça cristãos devem ficar tranqüilos, pois o próprio Senhor, a quem eles servem, cuidará de trazer-lhes um companheiro(a) de Deus com quem possam casar-se: A casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do Senhor, a esposa prudente. (Provérbios 19.14)

Isso porque Ele tem muito interesse em que ambos, homem e mulher de Deus, gerem filhos de Deus.
Mas esses filhos não são os da carne, isto é, os que nascem do ventre.
Você não precisa ser de Deus para gerar filhos da carne.
Os filhos de que estamos falando são os espirituais, ou seja, as almas que vão sendo salvas através do trabalho desse casal na Obra de Deus.
Esse é o principal objetivo de Deus para o casal.
Temos, porém, de deixar algo bem claro: O mais importante na vida do casal, depois da salvação, é que estejam bem um com o outro, em todos os aspectos, pois como poderão fazer a Obra de Deus e trabalhar para salvar outras pessoas se eles mesmos estiverem “afundando”?
Como o marido poderá ajudar alguém, seja em oração ou conselho, se ele não orienta a si mesmo em relação à sua esposa e vice-versa? A esposa é a primeira ovelha do seu marido.
Portanto, de nada adiantam as orações, as ofertas, os dízimos, as correntes, os sacrifícios, estudar a Bíblia, ir à igreja, evangelizar, ajudar os necessitados, se dentro da própria casa o marido não está bem com sua mulher, cuidando dela como sua ovelha.
Se for assim, é melhor não fazer a obra de Deus, ou seja, não se preocupar em realizar trabalhos na igreja. É melhor que ambos primeiro busquem a Deus para resolver os seus problemas pessoais e, depois sim, se preocupem em fazer a Obra d’Ele.
É preciso indicar qual a ordem de importância que o casamento deve ocupar na vida do casal:

1. Deus (a salvação)

2. O casamento (a família)

3. A Igreja (a obra de Deus)

Veja que, depois de Deus, que representa a salvação, o mais importante é o casamento.
A esposa deve ser vista nesse nível de importância pelo seu marido.
Se ele faz a obra de Deus, não pode colocar o trabalho na igreja acima da sua esposa; nem o trabalho na igreja, nem outra pessoa, como pai, mãe, filhos, parentes, amigos ou quem quer que seja. Antes de tudo isso, deve vir a sua esposa.

Por isso, o Senhor indagou:
...deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?” (Mateus 19.5)

O mesmo deve fazer a esposa. Às vezes acontece de a mulher ficar muito ligada aos pais, o que certamente vai prejudicar o relacionamento com o marido. Ela também não deve, como costuma acontecer, colocar os filhos acima dele. Se ela buscar ser uma bênção na vida do marido, automaticamente os filhos herdarão as bênçãos dessa união.

Não somente os filhos, mas todos que estiverem ao redor desse casal de Deus vão se beneficiar da bênção que há em suas vidas.

Aí sim, cada vez mais os dois poderão ir em frente, com muita força, lutando juntos e vencendo os obstáculos, arrancando as almas que estão presas nas garras do diabo e gerando filhos espirituais por onde quer que passem.


Bispo Renato Cardoso

Nenhum comentário: