quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Enganado pela emoção

Há algum tempo, um amigo meu me contou um dos grandes arrependimentos de sua vida. É claro que eu não posso entrar em detalhes, mas essencialmente ele me disse o seguinte:
“Fui vítima do meu coração. Eu deixei minhas emoções tomarem conta da minha inteligência e agi pelos meus sentimentos. A decisão que eu tomei naquele dia iria me afetar pelo resto da minha vida. Só que naquele momento eu não estava pensando sobre o resto da minha vida, mas apenas no presente. Hoje, eu me arrependo amargamente da minha decisão. Mas não há nada que eu possa fazer sobre isso agora. Não posso voltar o relógio e fazer diferente. Eu tenho que viver com isso.”

Porventura a história do meu amigo fez você lembrar de alguma coisa? Você também já foi vítima dos seus sentimentos e emoções? Ou também está pagando o preço amargo de uma decisão errada, que você tomou por causa do seu coração enganoso?

Bem-vindo ao clube.
Você não está sozinho. Parece que a cada dia mais e mais pessoas estão sendo vítimas das emoções do coração.

Quando Deus nos criou, Ele nos deu uma grande bênção: O poder de escolha.
Nós podemos fazer escolhas na vida.
Este poder é tão grande que até mesmo Deus não se intromete.
Ele respeita nossas escolhas.

Porém, às vezes o que é bênção pode se tornar em maldição.
O que eu quero dizer, é que às vezes desejamos que tal poder de escolha nunca nos tivesse sido dado, pois as nossas más escolhas podem trazer terríveis conseqüências para a nossas vida.
Tendo em vista que a vida é feita de escolhas, basta uma escolha errada para que uma vida perfeitamente boa seja arruinada.

Por isso, é muito importante que você tome cuidado com as suas atitudes e decisões.
Vigie o seu coração para que este não o leve para lugares onde você não deve ir.
Cuidado com as distrações convidativas que você encontra pela estrada da vida.
São sempre coisas que lhe parecem muito promissoras aos olhos, e as emoções do seu coração vão gritar quando você passar direto sem se importar com elas – mas certifique-se de que você vai continuar caminhando em frente e que não vai olhar para a esquerda nem para a direita.

Você toma decisões todo dia – algumas pequenas, outras grandes. É crucial que você seja capaz de fazer distinção entre as decisões que têm por base uma emoção e aquelas que se baseiam na fé inteligente.

Emoções são temporárias e sempre mudam. Dê uma olhada no seu guarda-roupa, por exemplo. Lembra como você se sentiu ao adquirir aquele vestido bonito ou quando você comprou aquele terno há uns poucos anos atrás? Lembra como você se sentiu na primeira vez que o vestiu? E, só para completar, você se lembra como aquela roupa já não parecia tão bonita quando você viu um(a) amigo(a) vestindo algo melhor? Assim que saiu da moda, você já não achava aquela roupa tão bonita. Este é um tipo de decisão de compra que foi feita na emoção.

Decisões feitas através da fé inteligente tendem a ser firmes e resistentes ao teste do tempo. Você não se arrepende delas. Se fosse preciso, você faria tudo de novo e do mesmo jeito.

Certamente não é fácil separar estes dois tipos de decisão.
Decisões não vêm com uma etiqueta que diz se ela foi tomada por uma emoção ou pela fé inteligente. Mas você vai ter melhores condições de discerni-las quando você passar a viver pela fé e não mais pelos seus sentimentos.

Que Deus ilumine a sua mente e o ajude a fazer a escolha certa. Sempre.

Bispo Renato Cardoso

Nenhum comentário: